Testemunho
CLAUDIA SANTANA
O total dos meus créditos rondavam os 24.000€ e estava a pagar 865€ por mês. Após juntar todos os meus créditos, sem fiadores, passei a ter uma só mensalidade de apenas 315€/Mês.
Redução de 64% nas prestações. TAN 9,500% e TAEG 11,712%.
Testemunho
SOFIA E NUNO CAMPOS
Devíamos 19.000€ e tínhamos de pagar 677€/Mês. Depois da consolidação de créditos, sem incluir o crédito da casa, ficámos com uma mensalidade de 249€. Poupamos mais de 400€/Mês.
Redução de 63% nas prestações. TAN 9,500% e TAEG 12,024%.
Testemunho
MANUEL HENRIQUES
Queria fazer outro crédito de 5.000€ mas com a casa devia 130.000€ e pagava 2.097€/Mês. Segui a sugestão e fiz um crédito consolidado. Reduzi as prestações para 745€/Mês e já com os 5.000€ na conta.
Redução de 64% nas prestações. TAN 2,455% e TAER: 3,231%.
Testemunho
JOÃO SILVA
Fiz um pedido de 4.500€. Foram apresentadas várias propostas. Optei pagar o meu crédito em 72 vezes por 78,72€/Mês. Com esta prestação baixa vou juntar dinheiro para pagar antes, sem custos adicionais.
TAEG: 5,5% TAN: 4,70% MTIC: 5.268,78€.
Será que sabe como funciona um crédito habitação
A maior parte das pessoas que estão em vias de adquirir casa própria, fazem-nos através de um pedido de crédito habitação. Assim, saiba desde já que este é o tipo de empréstimo mais solicitado pelos portugueses atualmente.
Com uma grande oferta de crédito habitação no mercado, é preciso pesquisar e negociar para conseguir fechar um bom negócio. Afinal, trata-se de uma obrigação que envolve uma grande quantia de dinheiro.
Mas, à parte das taxas e encargos inerentes ao contrato, será que sabe como funciona um crédito habitação? Quais são as etapas que terá que percorrer entre a solicitação e a aprovação do financiamento?
Pensando em esclarecer essas questões elaboramos o artigo a seguir com todas as informações que precisa saber. Acompanhe.
Crédito habitação: Quais são as etapas de contratação?
Para que compreenda o porquê da maior burocracia envolvida neste tipo de empréstimo, deve perceber como funciona todo o processo de análise e aprovação.
A seguir explicamos-lhe passo a passo como se dá cada etapa da contratação.
1 - Envio da documentação
Basicamente, todos os bancos solicitam a mesma lista de documentos para análise do pedido de crédito. Porém não é necessário que os entregue na sua totalidade no início do processo.
Durante a primeira etapa do processo, o qual consiste na análise e pré-aprovação, terá que enviar os seguintes documentos.
- Documento de identificação legível e atualizado
- Última declaração de IRS
- Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal)
- Recibos verdes (últimos 6 meses)
- Recibos de vencimento (últimos 3 meses)
- Nota de liquidação de IRS do ano anterior
- Extratos bancários (últimos 3 meses)
- Declaração de início de atividade (se aplicável)
- Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal
2 - Pré aprovação do crédito habitação
Com o envio dos documentos elencados acima, o banco avalia a viabilidade de se prosseguir ou não com o financiamento.
Essa primeira etapa é muito importante, pois o banco irá analisar o seu perfil a fundo. Essa análise inclui avaliar a estabilidade financeira, situação profissional, taxa de esforço e inclusivamente o seu histórico bancário.
É preciso paciência, pois como se trata de uma análise minuciosa o banco pode demorar um pouco para lhe dar um posicionamento acerca da continuidade ou não do processo.
O início de fato da contratação do crédito apenas terá início quando a instituição financeira constatar que o cliente reúne todos os requisitos e condições necessárias para avançar.
3 - Avaliação do imóvel
A avaliação do imóvel encontra-se diretamente relacionada com as condições do empréstimo na medida em que determina qual é o valor máximo que o banco estará disposto a financiar.
Nessa etapa, o banco irá contratar uma empresa especializada e independente que procede à avaliação do imóvel e que emite um relatório em conformidade.
O avaliador é quem determina o valor da habitação, considerando diversos aspectos como a localização, o tamanho, serviços e infraestrutura locais de onde se encontra o imóvel.
É importante destacar que essa avaliação é paga pelo próprio cliente, através da chamada comissão de avaliação cobrada pelo banco. Esta comissão não lhe será devolvida no caso de não avançar com o processo.
4 - Escritura de compra e venda
Finalizada a avaliação do imóvel, terá início a última fase do contrato de crédito habitação.
É nessa fase que terá de pagar o chamado IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) nas situações em que não existe isenção.
Realizado o seu pagamento, deverá apresentar o comprovativo para que possa fazer a escritura.
Segue-se a escritura da habitação, que é realizada com a presença de todos os intervenientes na Conservatória do Registo Predial (com recurso ao serviço Casa Pronta) ou no Cartório Notarial.
Aqui o comprador passa a ser o proprietário legal da habitação, sendo necessários os documentos que seguem:
- Documentação fiscal e civil de ambas as partes
- Comprovativo de pagamento do IMT
- Identificação do registo e matricial do imóvel
- Licença de utilização
- Certificado energético
Podemos dividir essa etapa em dois momentos: o primeiro consiste na assinatura da escritura de compra e venda do imóvel, e em seguida se dá a celebração do contrato de mútuo com hipoteca, relacionados ao crédito habitação.
5 - Pagamento do crédito
Por fim, o montante é liberado ao cliente por meio da carta de aprovação, na qual se confirmam todas as condições do contrato de crédito habitação.
De fato, trata-se de um processo um tanto ao quanto demorado e burocrático. Mas por envolver uma grande quantia de dinheiro é preciso que todas as formalidades sejam cumpridas para assegurar tanto ao banco quanto o cliente.
Agora que já sabe como funciona um contrato de crédito habitação, vale a pena fazer as suas pesquisas e simulações para encontrar a melhor proposta.
Testemunho
CLAUDIA SANTANA
O total dos meus créditos rondavam os 24.000€ e estava a pagar 865€ por mês. Após juntar todos os meus créditos, sem fiadores, passei a ter uma só mensalidade de apenas 315€/Mês.
Redução de 64% nas prestações. TAN 9,500% e TAEG 11,712%.
Testemunho
SOFIA E NUNO CAMPOS
Devíamos 19.000€ e tínhamos de pagar 677€/Mês. Depois da consolidação de créditos, sem incluir o crédito da casa, ficámos com uma mensalidade de 249€. Poupamos mais de 400€/Mês.
Redução de 63% nas prestações. TAN 9,500% e TAEG 12,024%.
Testemunho
MANUEL HENRIQUES
Queria fazer outro crédito de 5.000€ mas com a casa devia 130.000€ e pagava 2.097€/Mês. Segui a sugestão e fiz um crédito consolidado. Reduzi as prestações para 745€/Mês e já com os 5.000€ na conta.
Redução de 64% nas prestações. TAN 2,455% e TAER: 3,231%.
Testemunho
JOÃO SILVA
Fiz um pedido de 4.500€. Foram apresentadas várias propostas. Optei pagar o meu crédito em 72 vezes por 78,72€/Mês. Com esta prestação baixa vou juntar dinheiro para pagar antes, sem custos adicionais.
TAEG: 5,5% TAN: 4,70% MTIC: 5.268,78€.